A Missa de Sétimo Dia de Dulcirene Baldez Quemel, mais conhecida como Dulce Quemel, foi realizada na noite desta quarta-feira (27), na Basílica de São Sebastião, em Carutapera. Familiares, amigos, autoridades e moradores participaram da celebração em memória da empresária e primeira-dama do município.
A cerimônia
A celebração teve início com o Terço dos Homens, seguido da missa presidida pelo padre Agnaldo, que chamou a celebração de “Missa da Gratidão e do Recomeço”.
Participantes da cerimônia usavam camisas estampadas com a mensagem: “Uma vida marcada por força, coragem e inspiração”.
![]() |
Missa de sétimo dia de Dulce Quemel na Basílica de São Sebastião. Foto: CTP News |
Ao final da missa, a secretária de Finanças de Carutapera, Euzébia de Paula, conduziu as homenagens. O momento foi iniciado com a fala de uma sobrinha de Dulce Quemel, que a descreveu como uma mulher de recomeços, guerreira e determinada.
“Nossa família perdeu um esteio... Ela que sempre reunia a família”, afirmou a parente emocionada.
Também prestaram homenagens Kalil Quemel e outros familiares, além da leitura de uma carta aberta.
Discurso do prefeito Amin Quemel
O prefeito e esposo de Dulce, Amin Quemel, iniciou seu discurso agradecendo à população e disse estar sendo “carregado no colo” pela solidariedade neste momento difícil.
Ele destacou que pretende retribuir ao povo de Carutapera com muito trabalho, falou sobre as dificuldades da estrada MA-206, onde ocorreu o acidente, e foi aplaudido ao afirmar que lutará com todas as forças pela duplicação da rodovia.
O prefeito encerrou agradecendo a todos os presentes pela força e apoio.
LEIA TAMBÉM:
- Procuradoria da Mulher de Carutapera participa de exposição sobre violência contra a mulher em São Luís
- Justiça Eleitoral dá prazo em recurso contra diplomação do vereador Peixe Galo em Carutapera
Trajetória de Dulce Quemel
Filha de pescadores locais, Dulce Quemel nasceu em 27 de fevereiro de 1957 e construiu uma trajetória de superação.
Durante a cerimônia, foi lida por Euzébia de Paula uma biografia escrita para um evento realizado em março, que não havia sido apresentada na ocasião. O texto lembrou a infância marcada por dificuldades, a ida para Belém, onde atuou como costureira, e o início de sua vida ao lado de Amin Quemel, quando juntos trabalharam carregando caixas de livros.
O casal se mudou para São Luís, onde Dulce continuou costurando para complementar a renda familiar. Com a melhoria da situação financeira, passou a se dedicar ao voluntariado com pessoas carentes em Carutapera.
A leitura destacou ainda sua formação em Administração, que, segundo a biografia, “destravou o seu potencial”.
A homenagem foi finalizada com a leitura do versículo de Provérbios 31:10:
“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.”
O acidente
Dulce Quemel faleceu na manhã da última quarta-feira (21) em um acidente na MA-206, em trecho que liga a região à BR-316.
O carro em que estava colidiu com dois ônibus que seguiam em direção à rodovia federal. No veículo também estava a secretária da Mulher de Carutapera, Ângela Bajaco, que sobreviveu ao acidente. Ambas retornavam de São Luís no momento da colisão.
Em 2025 Dulce manteve proximidade com a Secretaria da Mulher de Carutapera, apoiando projetos de incentivo ao empreendedorismo feminino e buscando se tornar inspiração para outras mulheres.