Prefeitura de Carutapera adota medidas de contenção de gastos e suspende novas contratações

Decreto nº 84/2025 prevê ações de austeridade para equilibrar as contas públicas e manter serviços essenciais até o fim do ano

A Prefeitura de Carutapera, publicou nesta segunda -feira (10), o Decreto nº 84/2025, que estabelece medidas de contingenciamento e austeridade fiscal para garantir o reequilíbrio financeiro e orçamentário do município. As ações passam a valer imediatamente e seguem até 31 de dezembro de 2025.

Ilustração de dinheiro simbolizando as medidas de contenção de gastos e austeridade fiscal adotadas pela Prefeitura de Carutapera
Ilustração. Prefeitura de Carutapera adota medidas de controle de gastos e austeridade fiscal. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O decreto foi assinado pelo prefeito Amin Quemel e publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (10). O documento tem como base a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) e o artigo 167-A da Constituição Federal, que tratam da responsabilidade na gestão das contas públicas.

Redução de despesas e controle financeiro

O texto determina que todas as secretarias municipais adotem medidas para reduzir despesas de custeio, incluindo energia elétrica, telefonia, combustível, material de consumo e manutenção de equipamentos.

Também estão suspensas novas contratações e nomeações, pagamentos de horas extras, novos contratos de aluguel e processos de licitação, salvo em situações emergenciais ou de interesse público comprovado.

Além disso, o decreto autoriza a revisão de gratificações, cargos comissionados e benefícios concedidos aos servidores públicos, conforme a disponibilidade orçamentária e a necessidade dos serviços.

Vista da praça Padre Augusto Mozett, no centro de Carutapera. Foto: CTP News
Vista da praça Padre Augusto Mozett, no centro de Carutapera. Foto: CTP News

Suspensão de contratos e revisão de gastos

Entre as medidas, o governo municipal determinou a suspensão de novos contratos e reavaliação de licitações em andamento que ainda não foram homologadas. Contratos de aluguel e de natureza continuada poderão ser renegociados para redução de valores ou adiamento de reajustes.

As horas extras e contratações temporárias também estão suspensas, exceto em casos justificados e previamente autorizados.

Essas medidas podem afetar temporariamente a oferta de alguns serviços administrativos e contratos terceirizados, uma vez que o objetivo é reduzir gastos e equilibrar o orçamento municipal.

Serviços essenciais mantidos

O decreto ressalta que os serviços públicos essenciais como: saúde, educação, assistência social, segurança, limpeza pública e abastecimento de águanão serão interrompidos e terão prioridade no uso dos recursos disponíveis.

Também ficam fora das restrições as despesas obrigatórias, como salários, encargos sociais, pagamento de dívidas e convênios com a União e o Estado.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Finanças ficará responsável por acompanhar e aplicar as normas complementares do decreto. Já a Controladoria Interna deverá garantir que todos os órgãos e secretarias sejam informados e cumpram as novas determinações.

O documento prevê que descumprimentos poderão gerar responsabilização administrativa e determina que pedidos de exceção sejam encaminhados ao Gabinete do Prefeito e à Secretaria de Finanças, com justificativa formal.

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Objetivo das medidas

De acordo com o decreto, as ações visam preservar o equilíbrio fiscal do município diante do cenário econômico e financeiro atual, buscando garantir que as receitas sejam suficientes para cobrir as despesas e assegurar a continuidade dos serviços públicos essenciais.

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