SAF e FIDA realizarão ações do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável em Carutapera e Amapá do Maranhão

Atividades incluem escuta com comunidades, entrega de materiais e vistorias técnicas em projetos produtivos apoiados pelo PAGES

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), realizará nos dias 12 e 13 de outubro uma série de atividades do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES) nos municípios de Carutapera e Amapá do Maranhão.

As ações marcam mais uma etapa de fortalecimento do diálogo com as comunidades e de acompanhamento das iniciativas produtivas financiadas pelo projeto.

Secretário Bira do Pindaré durante evento com produtores Maranhenses. Foto:  Divulgação/Governo do Maranhão
Secretário Bira do Pindaré durante evento com produtores Maranhenses. Foto:  Divulgação/Governo do Maranhão

Na próxima quarta-feira (12), o auditório do IEMA Pleno de Carutapera sediará a Escuta do PAGES, evento que reunirá representantes de comunidades mapeadas, órgãos coexecutores, gestores municipais, secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Legislativo municipal, STTR, Colônia de Pescadores e organizações da sociedade civil.

Objetivo é ouvir comunidades e aprimorar ações sustentáveis

Durante a escuta, será apresentada a proposta do projeto e ouvidas as comunidades sobre desafios, demandas e perspectivas de desenvolvimento sustentável. O encontro busca garantir participação ativa e diálogo direto entre gestores públicos e representantes locais.

Fachada da Unidade do IEMA Pleno em Carutapera
Fachada da Unidade do IEMA Pleno em Carutapera. Foto: CTP News

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, destacou a importância da participação popular.

“A gestão do governo Carlos Brandão é formada pelo diálogo constante justamente para que seja um projeto construído de forma participativa, entendendo as reais necessidades das comunidades”, afirmou.

Já a coordenadora-geral do PAGES, Mariana Nóbrega, ressaltou que o evento é um instrumento fundamental de gestão participativa.

“O PAGES se constrói com a voz das comunidades. Ouvir é essencial para orientar as ações de forma mais justa e efetiva, garantindo que o projeto avance com base nas realidades e potencialidades locais”, disse.

Entregas e vistorias em comunidades de Amapá do Maranhão

As atividades continuarão no dia 13 de outubro, no município de Amapá do Maranhão, com entregas de materiais e vistorias técnicas em comunidades beneficiadas pelo projeto.

Pela manhã, a equipe visitará a comunidade Alto Alegre, onde ocorrerá a entrega de materiais e vistoria das instalações produtivas do Plano de Gestão Integrada Sustentável (PGIS) Piloto de Manejo de Açaizais Nativos.

LEIA TAMBÉM:

Em seguida, será realizada visita à comunidade Curtiçal, para a vistoria dos aviários do PGIS Piloto de Produção de Galinha Caipira Agroecológica.

Postagem Anterior Próxima Postagem