Mapas Culturais: Plataforma digital do MinC auxilia na gestão de políticas públicas de cultura

O Ministério da Cultura (MinC) disponibiliza uma ferramenta digital voltada à gestão de políticas públicas de fomento à cultura. Trata-se do Mapas Culturais, uma plataforma online que vem sendo adotada por estados e municípios em todo o Brasil para facilitar o acompanhamento de projetos culturais, desde a inscrição até a prestação de contas.

Foto: MinC/Divulgação

O que é o Mapas Culturais?

De acordo com Sofia Leonor, coordenadora-geral de Projetos Estratégicos da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do MinC, o Mapas Culturais é um sistema especializado na gestão da política cultural, permitindo o mapeamento e cadastramento de agentes culturais, além da administração completa de editais de fomento.

“É possível acompanhar desde o momento de inscrição até o monitoramento e prestação de contas dos projetos culturais”, explica Sofia Leonor.

Estados e municípios que já utilizam a plataforma

A plataforma já está implementada em cidades como São Paulo, João Pessoa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Agora, os estados do Acre, Maranhão, Tocantins e Roraima também passarão a utilizar o sistema, ampliando a cobertura nacional do Mapas Culturais.

LEIA TAMBÉM:

Modernização da gestão cultural no Brasil

Segundo o Ministério da Cultura, a expansão da plataforma representa um avanço importante na qualificação das políticas culturais no país. O objetivo é promover a modernização, a inovação e a eficiência na gestão pública da cultura.

“O MinC aposta na qualificação das políticas públicas de cultura por meio da modernização e utilização de sistemas para promover mais eficiência e efetividade”, destaca Sofia Leonor.

Centralização das informações e democratização do acesso

Um dos principais benefícios do Mapas Culturais é a centralização das informações sobre agentes e projetos culturais, o que facilita a gestão e aumenta a visibilidade das ações culturais. A plataforma também democratiza o acesso às políticas públicas, permitindo que mais agentes culturais tenham acesso a oportunidades de fomento.

“Ele amplia a visibilidade das ações dos agentes culturais, seus projetos e suas entregas”, afirma Sofia.

Como se cadastrar no Mapas Culturais?

Para realizar o cadastro, acesse o site oficial do Ministério da Cultura (www.gov.br/cultura) e clique na aba “Assuntos > Mapas Culturais”. No mesmo local é possível consultar mais informações sobre o funcionamento da plataforma.

Parceria e desenvolvimento

A ferramenta é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), dentro do projeto “Soluções Digitais para Mapeamento e Gestão Cultural”.



Manoel Sousa

Carutaperense, jornalista e produtor de conteúdo com experiência em rádio, jornalismo digital e cobertura de temas policiais e cotidianos. Especializado em Jornalismo Digital pelas agências internacionais Reuters e AFP e pela University of Texas at Austin, reportagem investigativa pela Google News Initiative, Comunicação Oral e Escrita, I.A. e Direito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem