Falta de energia durou cerca de 13 minutos em Carutapera e também afetou bairros de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa
Na noite deste domingo (26), um apagão foi registrado em diversas regiões do Maranhão, incluindo o município de Carutapera, no litoral oeste do Maranhão, e bairros da capital São Luís e cidades da região metropolitana como São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
|  | 
| Visão da praça de alimentação que mostra parte da praça de eventos de Carutapera durante o momento do apagão na noite de domingo, (26). Foto: Kieslly | 
De acordo com relatos de moradores, a interrupção no fornecimento de energia elétrica em Carutapera ocorreu por volta das 20h25 e durou até 20h38. O problema afetou não apenas os bairros da sede do município, mas também comunidades da zona rural.
Falta de energia causou transtornos em várias áreas
Durante o apagão, casas, comércios e vias públicas ficaram sem energia. Na capital maranhense, semáforos pararam de funcionar, o que provocou congestionamentos e lentidão no trânsito em diversos pontos.
Por volta das 20h55, parte dos bairros de São Luís teve o serviço restabelecido, mas a energia ainda não havia voltado completamente em algumas áreas da Grande Ilha até o fim da noite.
LEIA TAMBÉM:
- Alunos de Letras da UEMA Polo Carutapera realizam seminário sobre literaturas contemporâneas
- Associação de Moradores do Povoado Sabonete convoca assembleia geral extraordinária para eleição de nova diretoria
Causas do apagão devem ser investigadas
A Equatorial Maranhão, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, informou, por meio de nota oficial, que o fornecimento de energia em alguns bairros de São Luís foi impactado devido a uma ocorrência registrada na subestação da Eletronorte, localizada na entrada da capital.
Segundo a empresa, equipes técnicas da Eletronorte e da Equatorial atuaram de forma conjunta para realizar manobras de recomposição do sistema elétrico e restabelecer o fornecimento de energia de forma gradual e segura.
A distribuidora destacou ainda que segue acompanhando o caso junto à Eletronorte e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) até a completa normalização do serviço.
Atualizado: 26.10.2025