Equipamento foi retirado três vezes e comunidade está há mais de uma semana sem energia elétrica; situação afeta aulas do EJA e preocupa famílias sem placas solares
O povoado Murujá, na zona rural de Carutapera, enfrenta novamente problemas no fornecimento de energia elétrica. Em junho de 2025, moradores já haviam relatado dificuldades após a retirada do gerador que abastecia a comunidade. Na ocasião, o equipamento foi recolocado, mas desde então já teria sido retirado outras duas vezes.
![]() |
Local onde ficava o gerador de energia no povoado Murujá, em Carutapera, 2 de outubro de 2025. Foto: Acervo Pessoal/Divulgação |
Atualmente, o gerador está ausente há mais de uma semana, sem explicação oficial sobre os motivos, se para manutenção ou por outra razão, diz os moradores.
Moradores destacam preocupação nas casas sem energia alternativa
De acordo com relatos, a principal preocupação está nas residências que não possuem placas solares, já que parte das casas da comunidade conta com esse tipo de equipamento. Entretanto, mesmo onde há placas, os moradores afirmam que a produção de energia não é suficiente para atender todas as necessidades, sobretudo no período da noite.
LEIA TAMBÉM:
- TCE vai auditar serviços de limpeza urbana em 48 municípios do Maranhão, incluindo Luís Domingues
- Prefeitura de Carutapera sanciona leis sobre saúde, educação e cria campanha contra adultização infantil
Aulas do EJA sofrem impacto direto
Outro ponto relatado pela população é a dificuldade para manter as atividades educacionais. As aulas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), realizadas à noite, estaria sendo diretamente prejudicadas.
Até o momento, a Prefeitura de Carutapera não se manifestou sobre os motivos da retirada do gerador ou sobre uma previsão para normalizar o fornecimento de energia no povoado Murujá.