Monsenhor foi velado na Basílica São Sebastião e sepultado no Campo Santo nesta quinta-feira (11)
O Monsenhor Mário Racca, conhecido como Padre Mário, foi sepultado no fim da tarde desta quinta-feira (11), no Campo Santo de Carutapera. O cortejo reuniu fiéis, autoridades religiosas e comunidade local em uma despedida marcada por homenagens e grande mobilização popular.
![]() |
![]() |
Caixão saíndo da basílica e sendo colocado no veículo Mowag e pessoas fazendo seus últimas homenagens. Fotos: CTP News |
Após o velório realizado na Basílica São Sebastião, o corpo percorreu alguns bairros da cidade até o bairro Aparecida e retornou a centro. O translado a pé começou em frente ao Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho, de onde seguiu acompanhado por multidão até o local do sepultamento.
![]() |
Translado do corpo de Padre Mário no veiculo Mowag. Foto: CTP News |
Celebrações e homenagens durante a missa
A Missa Exequial, realizada às 15h desta quinta-feira, foi presidida por Dom João Kot, bispo da Diocese de Zé Doca. O templo não comportou a quantidade de fiéis, e um telão foi instalado do lado de fora da Basílica São Sebastião para permitir que a população acompanhasse a celebração.
![]() |
Saída do cortejo fúnebre em frente a Basílica de São Sebastião. Foto: CTP News |
Durante os discursos, familiares recordaram episódios marcantes da vida do missionário e destacaram que ele foi um “verdadeiro herói”, mencionando o episódio em que o sacerdote foi vítima de um tentativa de assalto de recursos destinados a ações assistenciais.
![]() |
Prefeito Amin Quemel durante missa na Basílica de São Sebastião. Foto: Blog Digimais Notícias |
O prefeito de Carutapera, Amin Quemel, também prestou homenagem e declarou:
“Até o mais humilde cidadão carutaperense, hoje o coração chora.”
Em sua fala, o pároco Padre Agnaldo agradeceu à família por permitir o sepultamento do Monsenhor em Carutapera e relembrou que, ao longo dos anos, diante de possíveis mudanças de lugar, Padre Mário sempre reafirmava:
“Meu lugar é daqui para o cemitério.” O sacerdote concluiu: “Hoje vamos cumprir essa missão.”
Causa da morte
Padre Mário faleceu na madrugada de quarta-feira (10), às 3h30, aos 91 anos, em decorrência de insuficiência cardíaca. Segundo o padre Agnaldo, já havia sido feita a regulação para transferência do Monsenhor para o Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá. No entanto, o quadro clínico se agravou rapidamente antes da remoção, e ele não resistiu.
![]() |
Chegada do caixão no Campo Santo. Foto: CTP News |
Velório e homenagens oficiais
Durante o velório, o caixão esteve coberto com a bandeira da Itália, país natal do sacerdote, e ao lado foi colocada a imagem de Santa Rita de Cássia, santa de sua devoção.
A despedida mobilizou autoridades locais e instituições religiosas. A Prefeitura de Carutapera, a Câmara de Vereadores, igrejas evangélicas e outras entidades emitiram notas de pesar. Foi decretado luto oficial de três dias no município.
![]() |
Sepultamento de Padre Mário no Campo Santo de Carutapera. Fotos: CTP News |
Trajetória de mais de cinco décadas
Nascido em 5 de novembro de 1933, na Itália, Padre Mário foi ordenado sacerdote em 1957. Em 1969, chegou a Carutapera, onde assumiu a Paróquia São Sebastião. Desde então, dedicou mais de 50 anos ao trabalho pastoral e social, tornando-se a figura mais influente da história do município.
LEIA TAMBÉM:
- Missa de Funeral de Padre Mário Racca direto da Basílica de São Sebastião, em Carutapera
- Ataque a tiros no bairro Santa Rita deixa morador ferido em Carutapera
Sua atuação foi marcada pela evangelização e por iniciativas sociais, como incentivo à pesca, agricultura, cursos de corte e costura e apoio direto a famílias em situação de vulnerabilidade.