Monsenhor faleceu aos 91 anos vítima de insuficiência cardíaca; última missa será presidida por Dom João Kot nesta quinta-feira (11)
A Missa de Funeral de Monsenhor Mário Racca, conhecido como Padre Mário Racca, será transmitida ao vivo direto da Basílica São Sebastião, em Carutapera, às 15h desta quinta-feira (11). A celebração será presidida por Dom João Kot, bispo da Diocese de Zé Doca, e em seguida ocorrerá o sepultamento.
![]() |
CTP News |
{getButton} $text={Encerrado} $icon={Icon preview} $color={#808080}
O sacerdote faleceu na madrugada de quarta-feira (10), às 3h30, aos 91 anos, segundo informou a Paróquia São Sebastião.
Causa da morte
De acordo com informações, Padre Mário morreu em decorrência de insuficiência cardíaca. O padre Agnaldo Costa Oliveira, pároco de Carutapera, já estava feito a regulação para transferência do Monsenhor para o Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, uma vez que o transporte aéreo para São Luís exigiria intubação, o que poderia causar maior sofrimento ao paciente. No entanto, o quadro clínico se agravou rapidamente antes da transferência e ele não resistiu.
Velório e homenagens
O corpo está sendo velado desde quarta-feira (10) na Basílica São Sebastião, onde fiéis, autoridades e a comunidade participam das celebrações. Durante o velório, o caixão está coberto com a bandeira da Itália, país natal do sacerdote, e ao lado encontra-se a imagem de Santa Rita de Cássia, santa de quem ele era devoto.
Notas oficiais de pesar foram emitidas pela Prefeitura de Carutapera, Câmara de Vereadores, igrejas evangélicas e autoridades locais. O município decretou luto oficial de três dias.
LEIA TAMBÉM:
- Ataque a tiros no bairro Santa Rita deixa morador ferido em Carutapera
- Velório e sepultamento de Padre Mário Racca acontecem em Carutapera
Trajetória
Padre Mário Racca nasceu em 5 de novembro de 1933, na Itália, e foi ordenado sacerdote em 1957. Chegou ao Brasil em 1969 e assumiu a Paróquia São Sebastião, em Carutapera, tornando-se ao longo de mais de cinco décadas a principal referência religiosa e social do município.
Além da atuação pastoral, foi reconhecido por ações sociais que beneficiaram famílias e comunidades, como incentivo à pesca, agricultura e atividades de formação profissional.