Município recebe, pela segunda vez, a certificação máxima na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
O município de Carutapera conquistou, pela segunda vez, o Selo Ouro na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). A lista com os resultados foi publicada pelo ministério nesta segunda-feira (9).
![]() |
| Secretário de Educação Wedson Ribeiro e prefeito Amin Quemel em cerimônia de recebimento do selo em 2025. Foto: Arquivo/Amin Quemel/Redes Sociais |
A certificação reconhece redes municipais de ensino que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas públicas de alfabetização em todo o país.
Resultados nacionais do programa
De acordo com o balanço nacional divulgado pelo Ministério da Educação, das 5.595 redes de ensino de todo o Brasil que aderiram ao CNCA, 4.872 realizaram a inscrição na 2ª edição do selo. Deste total, 4.728 redes, o equivalente a 97%, obtiveram alguma certificação no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, distribuídas entre as categorias ouro, prata e bronze.
Com o resultado divulgado nesta segunda-feira (9), Carutapera figura novamente entre os municípios que alcançaram o nível mais alto de reconhecimento previsto na avaliação nacional.
Municípios da região também foram certificados
Além de Carutapera, outros municípios da região oeste do Maranhão também constam na lista divulgada pelo Ministério da Educação. Luís Domingues e Godofredo Viana receberam o Selo Ouro nesta edição do programa. Já o município de Cândido Mendes foi contemplado com o Selo Prata, conforme os dados apresentados na tabela do MEC.
LEIA TAMBÉM:
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização avalia ações relacionadas à alfabetização na idade certa, considerando critérios como planejamento das redes de ensino, monitoramento de indicadores educacionais, formação de professores e estratégias de acompanhamento da aprendizagem.
A certificação é concedida com base nas informações declaradas pelas redes municipais e analisadas pelo Ministério da Educação.

