Seleção prevê contratação temporária de auxiliares de serviços para a rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC) publicou na última segunda-feira (26), o Edital nº 03/2026, que trata da abertura de um processo seletivo simplificado para contratação temporária de auxiliares de serviços. A seleção tem como objetivo suprir necessidades da rede pública estadual de ensino em diversos municípios do Maranhão, incluindo Carutapera e outras cidades do estado.
O edital contempla oportunidades para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro e Vigia, nas modalidades diurna e noturna.
![]() |
| Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Foto: Arquivo/Reprodução/SECUC-MA |
Carutapera e municípios da regional de Zé Doca estão contemplados
Na Unidade Regional de Educação de Zé Doca, o processo seletivo abrange municípios como Carutapera, Zé Doca, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Boa Vista do Gurupi, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Governador Nunes Freire, Centro Novo do Maranhão, Centro do Guilherme, Junco do Maranhão, Amapá do Maranhão, Araguanã e Presidente Médici. Para essas cidades, o edital prevê formação de cadastro de reserva para todas as especialidades descritas.
Além da regional de Zé Doca, o edital também contempla municípios vinculados a diversas Unidades Regionais de Educação espalhadas pelo estado, incluindo regiões como Santa Inês, Pinheiro, Imperatriz, Bacabal, Chapadinha, Codó, Caxias, São Luís, Timon, Rosário, Pedreiras, Presidente Dutra, entre outras, ampliando o alcance do processo seletivo em nível estadual.
Inscrições começam na quinta-feira (29)
As inscrições para o processo seletivo ainda não estão abertas. O prazo de inscrição terá início às 0h da quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, e seguirá até as 23h59 da sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026. A participação é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do site da SEDUC: http://sistemas.educacao.ma.gov.br/seletivodepessoal.
Cronograma do processo seletivo
O cronograma estabelece a publicação do edital em 26 de janeiro de 2026, início das inscrições em 29 de janeiro e encerramento em 13 de fevereiro de 2026. Após esse período, a SEDUC divulgará o resultado preliminar, abrirá prazo para recursos e, posteriormente, publicará o resultado final, que será homologado no Diário Oficial do Estado.
O processo seletivo será realizado em etapa única, baseada na avaliação curricular e na análise da experiência profissional dos candidatos. Não haverá provas objetivas ou discursivas. A classificação será definida a partir da pontuação obtida com base nos critérios estabelecidos no edital.
Documentos exigidos no ato da inscrição
No momento da inscrição, os candidatos deverão anexar documentos obrigatórios em formato PDF, incluindo documento oficial de identificação com foto e comprovante de escolaridade mínima exigida para a função pretendida. Também poderão ser anexados documentos de comprovação de experiência profissional e, quando for o caso, documentação específica para concorrer às vagas reservadas por cotas.
Cotas
O processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. A classificação não garante contratação imediata, gerando apenas expectativa de direito, que dependerá da abertura de vagas e da necessidade da Secretaria de Estado da Educação.

