Robert Prevost é eleito Papa Leão XIV e faz história como primeiro agostiniano a liderar a Igreja Católica

CIDADE DO VATICANO — 8 de maio de 2025 (quinta-feira) — O cardeal americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa Leão XIV, tornando-se o 267º Sucessor de Pedro e o primeiro papa da Ordem de Santo Agostinho. Ele também é o segundo pontífice nascido nas Américas, e o primeiro natural dos Estados Unidos. A eleição aconteceu nesta quinta-feira, 8 de maio, após o início do conclave, e foi confirmada com sua primeira aparição pública no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para saudar os fiéis reunidos na Praça.

O cardeal americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa Leão XIV, tornando-se o 267º Sucessor de Pedro e o primeiro papa da Ordem de Santo Agostinho. Ele também é o segundo pontífice nascido nas Américas, e o primeiro natural dos Estados Unidos. A eleição aconteceu nesta quinta-feira, 8 de maio, após o início do conclave, e foi confirmada com sua primeira aparição pública no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para saudar os fiéis reunidos na Praça
Foto: Vatican News

Quem é o Papa Leão XIV?

Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. É filho de Louis Marius Prevost, de origem francesa e italiana, e Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Tem dois irmãos: Louis Martín e John Joseph.

Desde jovem, Prevost foi ligado à vida religiosa. Estudou no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e formou-se em Matemática pela Villanova University, na Pensilvânia. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho (OSA) em 1977 e professou seus votos solenes em 1981. Estudou Teologia na Catholic Theological Union, em Chicago, e Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma, onde foi ordenado sacerdote em 1982.


Experiência missionária e formação acadêmica

Após concluir seu doutorado em Direito Canônico, Prevost trabalhou por mais de uma década no Peru, atuando como formador, professor, vigário judicial e pároco em Trujillo, onde também fundou paróquias em regiões periféricas. Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana de Chicago e, em 2001, passou a ser o prior geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou por dois mandatos.

Nomeações no episcopado

Em 2014, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Chiclayo, no Peru, e, em seguida, elevado a bispo titular de Sufar. Em 2015, tornou-se bispo de Chiclayo e, em 2018, foi eleito vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. Com uma trajetória marcada pelo diálogo e pela formação de lideranças, Prevost também passou a integrar, por nomeação papal, vários organismos da Cúria Romana, como a Congregação para o Clero e a Congregação para os Bispos.

Ascensão ao cardinalato

Em janeiro de 2023, Prevost foi chamado a Roma para assumir como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, sendo promovido a arcebispo. No Consistório de setembro do mesmo ano, foi criado cardeal, com o título de Santa Mônica.

Participou ativamente da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com sessões realizadas em outubro de 2023 e 2024, além de integrar diversos dicastérios, incluindo os da Evangelização, Doutrina da Fé, Clero, Igrejas Orientais, entre outros. Em fevereiro de 2025, foi promovido à ordem dos bispos com o título da Igreja Suburbicária de Albano.

Primeiras palavras como Papa

Na manhã desta quinta-feira (8), Papa Leão XIV surgiu no balcão central da Basílica de São Pedro e saudou os fiéis presentes na Praça, marcando oficialmente o início de seu pontificado. Ainda não foram divulgadas suas primeiras medidas à frente da Igreja, mas a expectativa internacional é grande diante de seu histórico voltado para a formação, justiça e diálogo pastoral.

O lema episcopal do novo pontífice é “In Illo uno unum”, expressão de Santo Agostinho que significa “no Único, somos um só”, e simboliza sua visão de unidade cristã centrada em Cristo.

Manoel Sousa

Carutaperense, jornalista e produtor de conteúdo com experiência em rádio, jornalismo digital e cobertura de temas policiais e cotidianos. Especializado em Jornalismo Digital pelas agências internacionais Reuters e AFP e pela University of Texas at Austin, reportagem investigativa pela Google News Initiative, Comunicação Oral e Escrita, I.A. e Direito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem