Processo é obrigatório para homens que completam 18 anos em 2026 e voluntário para mulheres; inscrições podem ser feitas pela internet ou nas Juntas de Serviço Militar
O Alistamento Militar 2026 tem início nesta quinta-feira, 1º de janeiro, e seguirá até 30 de junho. O procedimento é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino, inclusive para aqueles que residem no exterior, e voluntário para mulheres, pelo segundo ano consecutivo.
Segundo o Ministério da Defesa, o serviço militar tem como objetivo formar uma reserva estratégica de recursos humanos, que pode ser mobilizada tanto para a defesa nacional quanto para o apoio em ações subsidiárias, como operações humanitárias e emergências.
| Alistamento Militar 2026 começa nesta quinta-feira (1º) e segue até 30 de junho. Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil |
Quem deve se alistar
Devem se alistar os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026. O alistamento é gratuito e deve ser realizado dentro do prazo estabelecido.
Quem não se alistar no período regular estará sujeito a multa por atraso e só poderá concorrer à seleção no ano seguinte. Além disso, ficará em situação irregular com o serviço militar.
Para as mulheres, o alistamento é voluntário e o prazo não será prorrogado após 30 de junho.
Alistamento feminino
Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o Serviço Militar Feminino disponibilizará, em 2026, 1.467 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- 1.010 vagas no Exército Brasileiro;
- 300 vagas na Força Aérea Brasileira;
- 157 vagas na Marinha do Brasil.
As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Defesa, a previsão é de expansão gradual do número de vagas nos próximos anos.
Após a incorporação, as mulheres selecionadas deverão cumprir 12 meses de Serviço Militar Inicial, de forma obrigatória.
LEIA TAMBÉM:
Números do alistamento anterior
Em 2025, 1.029.323 homens e 33.721 mulheres se alistaram para concorrer ao serviço militar em 2026, segundo dados do Ministério da Defesa.
Como se alistar
O alistamento pode ser feito de duas formas:
Pela internet
Os jovens que completam 18 anos em 2026 podem realizar a inscrição pelo site do Alistamento Online, inclusive os brasileiros que moram no exterior. Para isso, é necessário possuir cadastro na plataforma Gov.br.
Presencialmente
A partir de sexta-feira, 2 de janeiro, quem não tiver acesso à internet ou preferir o atendimento presencial deve comparecer à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência, levando os documentos originais:
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Comprovante de residência recente.
O endereço das JSM pode ser consultado pelo site (clicando aqui), informando o nome do município.
