Alunos de Pedagogia do Polo Carutapera participam de oficina sobre ensino de Ciências com foco ambiental

Atividade prática faz parte da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e propõe abordagem lúdica no ensino

Alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Polo Carutapera, do Programa Ensinar/UEMA, participaram recentemente da Oficina de Boneco Ecológico, uma atividade prática desenvolvida no contexto da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. A ação foi conduzida sob a orientação do professor Dr. Jociel Ferreira Costa.

Alunos de Pedagogia do Polo Carutapera participam de oficina sobre ensino de Ciências com foco ambiental
Foto: Programa Ensinar

Oficina propõe inovação no ensino de Ciências

A proposta da oficina teve como objetivo introduzir uma abordagem lúdica e investigativa no ensino de Ciências, buscando romper com métodos tradicionais marcados pela memorização e rigidez de conteúdo. Durante a atividade, os estudantes produziram o conhecido “boneco cabeça de alpiste”, utilizando alpiste, terra e pó de serragem.

O recurso didático permite acompanhar, de forma visual e divertida, o crescimento de plantas, abordando temas como germinação, ciclo de vida dos vegetais e cuidados com o meio ambiente.

Formação prática e alinhada às diretrizes curriculares

Segundo o professor Jociel Costa, a oficina envolveu ativamente os alunos e estimulou a criatividade na confecção dos bonecos.

A turma colocou literalmente a mão na massa (terra e pó de serragem), produzindo diferentes bonecos, uma explosão de criatividade. Assim, o Programa Ensinar cumpre com sua missão: formar professores criativos e aptos à discussão de temas extremamente importantes, como o cuidado com o meio ambiente”, destacou.

Alunos de Pedagogia do Polo Carutapera participam de oficina sobre ensino de Ciências com foco ambiental
Foto: Programa Ensinar

A atividade integra a formação dos licenciandos em Pedagogia para o ensino de Ciências na Educação Infantil, com foco na produção de recursos didáticos e no desenvolvimento de práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes curriculares nacionais e aos temas socioambientais.

Estudantes destacam importância da prática pedagógica

Para o estudante Christiano Pinheiro, a experiência foi enriquecedora.

A oficina é importante porque permite que nós, alunos, compreendamos de forma prática e lúdica conceitos como germinação, cuidados com seres vivos e o ciclo de vida das plantas”, afirmou.

Ele também destacou o estímulo à criatividade, paciência e senso de responsabilidade proporcionado pela atividade.

Atividade prática faz parte da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e propõe abordagem lúdica no ensino
Foto: Programa Ensinar

Ainda segundo a instituição, a Oficina de Boneco Ecológico é mais uma das ações promovidas pelo Programa Ensinar que visam qualificar a formação docente no interior do Maranhão, aproximando teoria e prática em sala de aula desde a graduação.

LEIA TAMBÉM:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato