Estudantes conquistam prêmios com projetos sobre sustentabilidade e preservação ambiental
O IEMA Pleno de Carutapera foi um dos destaques da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.
Os estudantes da unidade conquistaram quatro premiações com projetos voltados à educação ambiental, cultura oceânica e sustentabilidade.
O evento, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), teve como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
|  | 
| Estudantes do IEMA de diversos municípios do Maranhão posam com troféus após a premiação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025. Foto: Isabella Goulart | 
Projetos premiados do IEMA Carutapera
- 1º lugar – Cultura oceânica na educação infantil: histórias em quadrinhos como ferramenta de educação ambiental em Carutapera, de Aina Sophia Silva da Silva (Área: Linguística, Letras e Artes).
- 1º lugar – Valorização das mulheres pescadoras e marisqueiras do município de Carutapera, Brasil, de Andrecielly Costa Soares (Área: Ciências Agrárias).
- 2º lugar – O protagonismo juvenil na preservação dos manguezais de Carutapera por meio da educação ambiental, de Eloanny Kelliny Sarges Pereira (Área: Ciências Humanas).
- 3º lugar – Traço costeiro: delicadeza e resistência costuradas com materiais do mar, de Lanna Katarine Mendes dos Santos (Área: Linguística, Letras e Artes).
Estudante comemora reconhecimento
A aluna Aina Sophia Silva da Silva, vencedora do primeiro lugar em Linguística, Letras e Artes, ressaltou a importância da experiência:
“Foi muito gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido. Transformar o que aprendo em sala em algo que pode educar e inspirar outras crianças me fez entender o valor da ciência e da arte na educação.”
Evento reuniu jovens de todo o Maranhão
A SNCT 2025 contou com a participação de estudantes de várias unidades do IEMA em todo o estado, que apresentaram projetos científicos voltados à inovação, tecnologia e meio ambiente.
LEIA TAMBÉM:
- Carutapera participa de encontro estadual sobre municipalização do trânsito em São Luís
- Prefeitura de Carutapera cria Coral Municipal e abrirá inscrições em novembro
A iniciativa busca incentivar a pesquisa estudantil e promover a troca de experiências entre jovens pesquisadores do Maranhão.