Evento aproximou estudantes do município de Luís Domingues do funcionamento da Justiça local
O Fórum de Carutapera realizou nesta semana a 3ª edição do projeto “Conhecendo o Judiciário”, com a participação de estudantes do município de Luís Domingues. A iniciativa tem o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do funcionamento do Poder Judiciário, oferecendo uma experiência educativa e esclarecedora sobre o papel da Justiça na sociedade.
A atividade foi voltada para alunos do 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 12 anos. O projeto tem como foco promover o conhecimento sobre os três poderes e, de forma especial, sobre as atribuições do Poder Judiciário.
![]() |
Alunos das escolas municipais de Luís Domingues posam em frente ao Fórum de Carutapera durante visita educativa do projeto “Conhecendo o Judiciário”. Foto: TJMA |
Escolas selecionadas e cronograma das visitas
As visitas foram organizadas em dois turnos, com 30 alunos em cada período.
No turno da manhã, participaram:
- 15 alunos do 7º ano da Unidade Integral Auremar Teixeira Ribeiro;
- 15 alunos do 6º ano da Escola Municipal Profª. Romana Maria Ramos.
No turno da tarde, participaram:
- 15 alunos do 5º ano da Escola José Soares Ribeiro;
- 15 alunos do 6º ano da Escola Dom Carlo Ellena.
A seleção das escolas foi feita pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Luís Domingues, levando em consideração os conteúdos pedagógicos sobre os três poderes da República.
![]() |
Servidores do Fórum de Carutapera explicam o funcionamento da Justiça para alunos reunidos em roda durante a programação do projeto “Conhecendo o Judiciário”. Fotos: TJMA |
Temas abordados durante a programação
Durante a visita, os estudantes puderam conhecer os espaços do fórum e entender o papel da Justiça no dia a dia da comunidade. Além disso, participaram de rodas de conversa sobre violência contra a criança, abusos sexuais e bullying, que são temas considerados fundamentais para a formação cidadã dos jovens.
![]() |
Juíza titular do Fórum de Carutapera conversa com grupo de estudantes de Luís Domingues durante a 3ª edição do projeto “Conhecendo o Judiciário”. Foto: TJMA |
A ação foi conduzida com a participação da magistrada titular, Dra. Jéssica, servidores do fórum, professores das escolas participantes e representantes do Conselho Tutelar.
Expansão do projeto para novos públicos
Segundo a organização, o projeto “Conhecendo o Judiciário” vem sendo realizado no município de Carutapera com escolas locais em edições anteriores. Nesta edição, pela primeira vez, a iniciativa recebeu alunos de Luís Domingues, município que integra o Termo Judiciário de Carutapera.
![]() |
Servidores do Judiciário, Conselho Tutelar e Secretaria de Educação posam com estudantes em frente ao Fórum de Carutapera após visita guiada do projeto “Conhecendo o Judiciário”. Foto: TJMA |
A proposta é que o projeto seja ampliado futuramente para comunidades rurais e povoados, estando atualmente em fase de planejamento.
LEIA TAMBÉM:
- Mais de 8 mil títulos eleitorais são cancelados após revisão do TRE-MA em Cândido Mendes, Amapá do Maranhão e Godofredo Viana
- Maranhão descarta dois casos suspeitos de intoxicação por metanol
Judiciário mais próximo da comunidade
A iniciativa busca estreitar os laços entre a Justiça e a população, reforçando valores de cidadania, educação e proteção à infância. O Fórum de Carutapera atende demandas de municípios vizinhos, atuando como sede do Termo Judiciário que inclui Luís Domingues.