Sacerdote dedicou mais de 50 anos ao município e se tornou a maior figura da cidade
Morreu na madrugada desta quarta-feira (10), às 3h30, Padre Mário Racca, também conhecido formalmente como Monsenhor, mas chamado carinhosamente pela população de Padre Mário. Ele tinha 91 anos e foi uma das personalidades mais importantes de Carutapera, no Maranhão, deixando um legado que ultrapassa a esfera religiosa e alcança o desenvolvimento social e comunitário.
![]() |
Padre Mário Racca durante missa na Basílica de São Sebastião em Carutapera. Foto: Paróquia de São Sebastião |
Na última terça-feira (9), a Paróquia São Sebastião havia informado em nota que o padre deveria ser transferido do Hospital Regional de Carutapera para uma unidade de saúde com mais recursos.
A confirmação do falecimento foi feita pela própria paróquia nesta quarta-feira.
Nascimento e formação
Padre Mário Racca nasceu em 5 de novembro de 1933, na Itália. Foi ordenado sacerdote em 1957 e, pouco mais de uma década depois, iniciou sua missão no Brasil.
Em 2 de março de 1969, chegou a Carutapera acompanhado de Dom Guido Maria Casullo, padre Luciano Gariglio e um representante da CEIAL (Conferência Episcopal Italiana para a América Latina).
Chegada ao Maranhão
Ao se estabelecer em Carutapera, no litoral oeste do Maranhão, Pe. Mário Racca assumiu a Paróquia de São Sebastião. Com o tempo, passou a ser reconhecido como a maior figura do município, pela sua atuação que combinava evangelização, assistência social e forte influência na vida comunitária.
Atuação social e pastoral
Durante sua trajetória, Padre Mário Racca foi muito além do trabalho eclesiástico. Sua missão foi marcada por iniciativas sociais que impactaram gerações:
- Doação de canoas e redes de pesca
- Apoio financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade
- Incentivo a atividades de apicultura, agricultura e cursos de corte e costura
- Aquisição de um veículo Mowag, nos anos 1970, usado para chegar a povoados distantes e que se tornou símbolo de sua missão pastoral
Essas ações reforçaram sua imagem como um líder próximo ao povo e profundamente comprometido com o desenvolvimento social de Carutapera.
LEIA TAMBÉM:
- Mulher é morta a tiros em Luís Domingues
- Monsenhor Mário Racca aguarda transferência hospitalar, diz comunicado emitido nesta terça-feira (9)
Homenagens e celebrações
- 50 anos de missão (2019): missa solene e homenagens da comunidade
- 63 anos de vida sacerdotal (2020): inauguração do Centro de Atendimento Paroquial Monsenhor Mário Racca, que recebeu seu nome como homenagem
- 90 anos de vida (2024): celebração marcada por reconhecimento da sua coragem, dedicação e impacto na vida da população
Legado e impacto
Padre Mário Racca foi descrito por fiéis e moradores como a figura mais influente da história de Carutapera, não apenas pela liderança espiritual, mas também pelo papel fundamental no desenvolvimento social, comunitário e cultural do município.
Sua trajetória de mais de cinco décadas consolidou-o como símbolo de esperança, solidariedade e compromisso com os mais pobres.