Novo espaço vai oferecer serviços como emissão de documentos, atendimento do Balcão Cidadão e recebimento de reclamações de consumidores.
Na manhã desta terça-feira (30), foi inaugurada a unidade do Viva/Procon em Carutapera, localizada na esquina da Rua Dr. Paulo Ramos com a Travessa São Sebastião. O espaço é fruto de uma parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Carutapera.
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Estrutura interna do Viva/Procon em Carutapera com balcões de atendimento ao público. Foto: CTP News |
A solenidade contou com a presença de autoridades locais e representantes estaduais.
Serviços disponíveis
O atendimento ao público terá início a partir desta quarta-feira (1º) de outubro, das 8h às 13h, com emissão de senhas. Entre os serviços oferecidos estão:
- Balcão Cidadão
- Carteira de Trabalho (CTPS Digital)
- Detran
- ITERMA
- CPF
- Carteira do SUS
- CIPTEA
- Certidões negativas
- Recebimento de reclamações de consumidores
A emissão do RG (CIN) ainda não estará disponível, pois os servidores passam por treinamento. A coordenação informou que, quando o serviço for liberado, haverá ampla divulgação à população.
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Espaço de atendimento do Viva/Procon em Carutapera pronto para início dos serviços ao cidadão. Foto: CPT News |
Importância para a população
Durante a inauguração, a coordenadora do Viva/Procon em Carutapera, Katarina Maia, destacou a relevância do novo espaço.
“É importante porque é um serviço ofertado pelo governo do estado que amplia os serviços já realizados pelo Procon, como o recebimento de reclamações...”
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Guichês de atendimento da nova unidade do Viva/Procon em Carutapera, preparados para receber a população. Foto: CTP News |
Ela lembrou ainda o papel de mediação exercido pelo órgão:
“O Procon atua como intermediário entre o consumidor e o fornecedor...”
Katarina Maia também ressaltou que a unidade busca facilitar o acesso da população:
“Disponibiliza vários serviços e descentraliza as ações do município, assim diminuindo as filas e centralizando o atendimento no órgão.”
Agendamento e acesso
Por enquanto, o atendimento será feito exclusivamente por meio de senhas presenciais, na ordem de chegada. O sistema de agendamento via aplicativo ainda será implementado.