Evento reuniu representantes estaduais, autoridades locais e aprovou propostas para serem levadas à Conferência Estadual em São Luís
Na noite da última segunda-feira, 30 de junho, foi realizada no auditório da Unidade Plena do IEMA de Carutapera a Primeira Conferência Municipal do Orgulho LGBTQIAPN+. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Mulher e integrou o calendário oficial da Secretaria de Estado da Mulher, segundo a titular da pasta municipal, Ângela Bajaco.
![]() |
Foto: CTP News |
Participações estaduais e falas de abertura
A conferência contou com a presença da vice-presidente do Conselho Estadual LGBT, Andressa, e de Gilvan, também representante do Conselho Estadual. A abertura oficial foi feita pelo professor Ronaldy Matheus, do IEMA Pleno de Carutapera.
![]() |
Foto: CTP News |
Durante sua fala, o professor destacou os desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+, especialmente nas pautas de trabalho digno e geração de renda. Ronaldy também mencionou o Artigo 5º da Constituição Federal, que garante que "todos são iguais perante a lei", reforçando a importância de espaços de diálogo. Ele afirmou que
eventos como este servem para descobrir e incentivar talentos locais.
Autoridades presentes
Estiveram presentes na conferência autoridades municipais como a vice-prefeita e secretária de Administração, Adriana Almeida, a secretária de Finanças, Euzébia de Paula, e os vereadores Nara Aguiar e William Machado, que reforçaram o apoio a causa.
LEIA TAMBÉM:
- Cartório de Carutapera suspende atendimentos temporariamente para transição administrativa
- Taça Inter Vilas 2025 define confrontos das quartas de final em Cândido Mendes
- Lucas Miranda é campeão no Norte-Brasileiro de Jiu-Jitsu em Belém do Pará
Propostas e escolha de delegados
Durante as plenárias, foram debatidas e aprovadas propostas nos âmbitos municipal, estadual e federal, voltadas para o fortalecimento de políticas públicas para a população LGBTQIAPN+. Também foi realizada a eleição dos delegados titulares e suplentes, que irão representar o município na Conferência Estadual LGBTQIAPN+, que ocorrerá em São Luís.
![]() |
Foto: CTP News |
De acordo com Gilvan, representante do Conselho Estadual LGBT, um dos objetivos do evento foi coletar o maior número possível de ideias e sugestões, que serão levadas para discussão em nível estadual.
![]() |
Foto: CTP News |