Prefeito natural de Carutapera é preso em Mato Grosso por transporte ilegal de minério e ouro

Júnior Garimpeiro (PSDB), prefeito de Centro Novo do Maranhão, foi detido em Confresa com sacolas contendo fragmentos de minério e ouro

O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Joedson Almeida dos Santos, conhecido como Júnior Garimpeiro (PSDB), de 42 anos, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (12) na cidade de Confresa (MT). Ele transportava sacos com minério e fragmentos de ouro e estava acompanhado de outros três suspeitos.

Segundo a Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), a prisão ocorreu durante uma fiscalização de trânsito em apoio à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), na rodovia MT-430. Os agentes abordaram uma caminhonete Ranger preta ocupada pelo prefeito, mais dois homens e uma mulher.

Materiais apreendidos apresentados pelo Polícia Militar em Mato Grosso
Materiais apreendidos apresentados pelo Polícia Militar em Mato Grosso. Foto: Divulgação/Polícia Militar

Grupo transportava minério e ouro de garimpo em Paranaíta

Durante a abordagem, os ocupantes do veículo apresentaram versões contraditórias sobre a origem e o destino da viagem. Após insistência dos policiais, o prefeito admitiu que o grupo vinha de uma área de garimpo, localizada na cidade de Paranaíta (MT).

Durante a vistoria veicular, foram localizadas sacolas contendo materiais terrosos semelhantes a minérios e uma sacola com fragmentos de ouro, totalizando cerca de 10 gramas do metal.

Também foram apreendidos cinco rádios comunicadores, celulares, aparelhos eletrônicos, notas fiscais diversas e uma agenda com anotações sobre extrações de minérios em idioma indígena, o que pode indicar que as atividades ocorriam em território indígena.

Prefeito já havia sido preso por garimpo ilegal em 2021

Júnior Garimpeiro já havia sido detido em 2021 por envolvimento com garimpo ilegal e crimes ambientais. Ele está em seu segundo mandato como prefeito de Centro Novo do Maranhão.

Prefeito Junior Garimpeiro
Prefeito Junior Garimpeiro. Foto: via Tribunal Superior Eleitoral 

Natural de Carutapera, o gestor de 42 anos tem ensino fundamental incompleto, é casado e pai de duas filhas

LEIA TAMBÉM:

Material apreendido foi encaminhado à perícia

Todo o material encontrado foi encaminhado à Delegacia de Confresa, onde foi registrado o auto de prisão em flagrante. As amostras de minério e o ouro apreendido foram levadas à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT), que fará a análise para confirmar os tipos de materiais transportados.

Os quatro suspeitos permanecem à disposição da Justiça enquanto o caso segue sob investigação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato