Detran-MA divulgou os 10 mil classificados; abertura do processo para primeiros habilitados começa nesta segunda (24) e segue até 23 de dezembro
O Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizou o sorteio eletrônico dos 10 mil classificados do Programa CNH Social 2025 no último dia 14. O início do processo começa nesta segunda-feira (24), quando os contemplados poderão dar entrada no processo em busca da primeira habilitação.
A lista oficial dos classificados foi publicada pelo Detran-MA e pode ser consultada no portal do órgão, ou clicando aqui.
![]() |
| Ilustração. Carteira Nacional de Habilitação em formato digital. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil |
Panorama estadual: 317.911 inscrições e 10 mil vagas sorteadas
O programa registrou 317.911 inscrições em todo o Maranhão para a etapa de 2025. Do total de inscrições, 10 mil candidatos foram sorteados e agora têm direito a iniciar, gratuitamente, o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicleta) e B (automóvel).
As etapas administrativas e formativas previstas no programa serão custeadas pelo Estado durante o processo de habilitação.
Carutapera teve 1.406 inscritos e 54 vagas ofertadas
Em Carutapera, o município registrou 1.406 inscrições para o CNH Social. Para o município, foram disponibilizadas 54 vagas, sendo 32 vagas para a categoria A e 22 vagas para a categoria B.
A lista dos classificados para Carutapera está disponível no portal do Detran-MA, ou clicando aqui. Os classificados do município devem seguir o cronograma estadual, previsto no edital, para apresentação de documentos e abertura do processo no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
Prazo para abertura do processo e locais de atendimento
Os classificados terão o período de 24 de novembro a 23 de dezembro de 2025 para procurar uma unidade do Detran-MA e dar início ao processo de habilitação. O atendimento pode ser feito na sede do Detran-MA (São Luís), em Ciretrans, Postos Avançados e nas unidades Viva/Procon.
Documentos exigidos para os classificados (leve originais e cópias)
Ao comparecer ao atendimento, o classificado deverá apresentar:
- Documento de identificação original (o mesmo informado na inscrição e no CadÚnico);
- Comprovante de residência atualizado, compatível com o CadÚnico;
- Declaração de responsabilidade, conforme o modelo do Anexo I do edital;
- Cópias dos documentos, acompanhadas dos originais;
- Registro biométrico e captura de imagem serão realizados durante o atendimento.
A conferência documental é etapa obrigatória para a abertura do processo no Renach.
Benefícios garantidos aos classificados
Os selecionados terão acesso, sem custos, a todas as etapas necessárias para a primeira habilitação:
- Isenção das taxas administrativas do Detran-MA;
- Exames médicos e psicológicos;
- Curso teórico-técnico e prova teórica;
- Curso prático e exame prático de direção;
- Emissão da Permissão para Dirigir (PPD).
Como consultar sua situação e a lista dos classificados
Os candidatos podem conferir a relação dos classificados e acompanhar o andamento do processo no portal do Detran-MA, em “CNH Social” > “Acompanhamento da inscrição”. A consulta solicita CPF, NIS, nome completo e data de nascimento, além de validação por reCAPTCHA.
A divulgação oficial do resultado também está disponível no Diário Oficial do Estado.
Alerta contra golpes
O Detran-MA reforça que o Programa CNH Social é totalmente gratuito. Nenhuma taxa deve ser cobrada em qualquer etapa. Comunicados por WhatsApp, redes sociais ou perfis não oficiais que solicitem valores ou prometam vaga mediante pagamento são golpes e devem ser ignorados e denunciados. As informações oficiais estão exclusivamente no site www.detran.ma.gov.br.
LEIA TAMBÉM:
- INMET emite Alerta Amarelo para ventos costeiros em Carutapera e no litoral do Maranhão
- Flacaru vence Cinquentão por 2 a 1 e conquista o Campeonato Master 45
Continuidade do programa
Diante da grande procura em 2025, o Governo do Maranhão informou que avaliará a possibilidade de um novo edital para ampliar o número de vagas em etapas futuras, com objetivo de atender mais candidatos que não foram contemplados nesta chamada.

