Sessão marca retorno dos trabalhos e mudanças na composição da Mesa Diretora
Na última terça-feira (5), a Câmara Municipal de Carutapera retomou as atividades legislativas após o recesso parlamentar. A sessão foi marcada pela eleição da nova Mesa Diretora, após a posse do vereador Peixe Galo, que assumiu o mandato por determinação judicial.
![]() |
Fachada do prédio da Câmara municipal de Carutapera. Foto: CTP News |
Antes da mudança, a composição era formada pelos vereadores Petrônio Mesquita (presidente), Nara Aguiar (1ª secretária) e Professor Valquires (2º secretário). Com a retotalização dos votos, o partido PRD perdeu uma cadeira, que era ocupada por Valquires.
LEIA TAMBÉM:
- Carutapera anuncia investimentos de R$ 7,6 milhões em obras e serviços públicos
- ICMBio realiza encontro com pescadores sobre pesca de Malhão e Estacada na Resex Arapiranga-Tromaí
Peixe Galo é eleito 2º secretário por unanimidade
Com a posse, o vereador Peixe Galo foi escolhido para ocupar a função de 2º secretário da Mesa Diretora, em votação que contou com aprovação unânime dos parlamentares presentes.
![]() |
Nova composição da câmara de vereadores de Carutapera |
Projetos de lei começam a tramitar
Além da eleição, a sessão marcou o início da tramitação de dois projetos de lei:
- PL 030/2025 – Trata da denominação do prédio da Câmara Municipal em homenagem ao ex-vereador Renatinho Filho, falecido no dia 22 de junho de 2025. A proposta é de autoria do vereador Cheleleu.
- PL 031/2025 – Apresentado pelo vereador William Machado, o projeto dispõe sobre a autorização do Aluguel Social para mulheres vítimas de violência e agressão. O tema ganha relevância no mês de agosto, período marcado pela campanha Agosto Lilás, que busca conscientizar sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.